sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Sobre a Viagem

Uma Breve Introdução

Sejam bem vindos ao Blog sobre a viagem ao
deserto do sal, prevista para ocorrer em março do ano de 2012. A viagem terá uma duração de aproximadamente 2 semanas. Neste período iremos percorrer a Bolívia de norte ao sul, visitando do salar de Uyuni, que faz fronteira com o Chile, até o lago Titicaca na fronteira com o Peru.

O salar de Uyuni, é coberto por um mar de sal, cercado de vulcões de mais de 5.000 metros de altitude, atividades geotermais, ilhas de cactos gigantes, vales desertos, formações rochosas, lagos coloridos com flamingos. É o único ponto natural brilhante do planeta que pode ser visto do espaço. Está localizado no sudeste da Bolívia e sua extensão cobre uma área de aproximadamente 12.000 km². O salar faz divisa com o deserto do Atacama no Chile. O passeio que faremos deverá durar 3 dias e 2 noites. Nele passaremos por vários pontos de interesse no deserto do sal e iremos até a fronteira com o Chile, onde a paisagem já é dominada pela terra avermelhada do deserto do Atacama. No período de março, o salar encontra-se alagado. Nesta época, forma-se uma camada de água com até 80 cm de profundidade que reflete a luz no chão do deserto, dando a impressão que ele é um imenso espelho. A sensação que se tem é de estar em outro planeta. Sem dúvidas um lugar incrível.

Na segunda parte da viagem, iremos para o norte de Bolívia onde iremos conhecer a famosa Isla del Sol no povoado de Copacabana. A ilha do sol fica situada no lago Titicaca, na fronteira com o Peru. Também é um lugar com paisagens esplendidas.

Já aviso aos navegantes que este não é um roteiro para qualquer pessoa. Durante os dias que iremos viajar, passaremos por muitos desconfortos. Enfrentaremos variações térmicas que podem passar dos 50 graus em um único dia. Dormiremos em sacos de dormir na casa de nativos da região. Iremos comer alimentos que nem sempre vão agradar ao paladar. Faremos caminhadas a altitudes acima de 4.000 metros em relação ao nível do mar. Vamos viajar em verdadeiros "paus de arara". Mas como recompensa, iremos contemplar uma das paisagens mais fascinantes deste planeta. Conhecer pessoas com espirito de aventura do mundo inteiro, viveremos uma experiência única e certamente retornar cheios de histórias para serem contadas.

Notas sobre o roteiro Original ( Johny, Tv, Livia)

Pessoal, conforme havia explicado por email, a região apresenta uma quantidade imensa de atrativos. Infelizmente não vai ser possível conhecer a tudo em apenas uma viagem. Havia dito que iria planejar três roteiros possíveis mas acabei desistindo da ideia. Devido a péssima infra-estrutura da região, um simples planejamento se torna uma verdadeira odisseia. Para se ter uma ideia, as companhias de ônibus na Bolívia não têm páginas na internet disponibilizando valores e principalmente os horários das rotas.

Desta forma, todo o planejamento teve de ser feito acessando fóruns de mochileiros ou páginas de albergues que disponibilizavam algumas informações. Obviamente que poderemos incorrer em erros, mas acrescentei alguns dias livres ao final da viagem para o caso de algo sair fora do panejado (o que é muito provável de ocorrer na Bolívia).

De todas as opções que visualizei, acho que este roteiro ficou muito bom. Visitar Machu Picchu conforme era desejável, vai tornar a viagem muito longa e desgastante. Fora o fato de que neste caso certamente seria necessário acrescentar mais dias devido a complexa logística de se viajar na Bolívia e no Peru. Portanto acho que a visita a cidade dos Incas deverá ser feita em uma outra oportunidade, com um roteiro próprio.

Também temos a possibilidade de colocar uma visita a San Pedro do Atacama no Chile. Existem vários pontos de interesse nesta região. É uma ótima oportunidade, porque acho que dificilmente retornaremos para conhecermos o Atacama. Não inclui a visita ao Chile no roteiro porque possivelmente a viagem ficará um pouco desgastante já que teremos que gastar mais uns 4 dias no deserto e nesse caso deveremos retirar Copacabana, sob risco da não conseguirmos executar a viagem nas 2 semanas previstas. Vamos debater sobre esta possibilidade nos próximos dias.

O ideal seria nos encontrarmos para discutir, mas acho que todos estão meio sem tempo. Estarei viajando semana que vem. Mas seria bom já termos tudo definido até o final do ano. Vamos nos falando por e-mail. Não deixem de mandar sugestões ou fazer perguntas para esclarecer dúvidas. Só assim vamos aprimorar o roteiro. Se ninguém falar nada, vou fazer tudo da minha cabeça ( e ai vocês vão ver! 4 horas de sono por noite e caminhadas infinitas rs......)

Portanto, estou aberto a sugestões. Leiam o roteiro e digam o que vocês acham!

Nenhum comentário:

Postar um comentário